Ir para a Loja Supérbia
 

Notícias

Facebook

Cicatrizes: conheça seus tipos e os melhores tratamentos

Cicatrizes: conheça seus tipos e os melhores tratamentos

A cicatrização é o processo natural de um machucado. O tamanho das cicatrizes depende do tempo daquele ferimento e o tipo de pele de cada pessoa. Com o passar do tempo algumas cicatrizes ficam mais discretas, e outros tipos precisam de tratamentos diferenciados.

Conheça abaixo os tipos de cicatrizes

Cicatriz Normotrófica

Esse tipo de cicatriz não deixa nenhum relevo e a coloração fica semelhante ao do tom “natural”, nesse caso, a pele volta ao seu aspecto e consistência anterior ao trauma.

Cicatriz Atrófica

A cicatriz atrófica deixa um “buraco” na pele. Geralmente ela aparece quando há uma perda de substância tecidual ou por uma sutura cutânea inadequada.

Cicatriz Hipertrófica

A cicatriz hipertrófica é confundida com queloide por deixar um tipo de textura elevada. Geralmente ocorre quando o corpo produz colágeno de forma desorganizada.

Brida Cicatricial

Esse tipo de cicatriz ocorre nas regiões das articulações e, dessa forma, pode causar limitações funcionais.

Queloides

Esse tipo de cicatriz é espessa e elevada e pode estar ligada a fatores étnicos. Ela é decorrente de uma contínua produção de colágeno jovem. Para esse caso em específico, a prevenção ainda é o melhor tratamento. Malha elástica, placas de silicone, pomadas e géis costumam funcionar bem nesse caso.

Quais são os tratamentos para as cicatrizes?

Existem alguns tratamentos estéticos e outros cirúrgicos que são capazes de suavizar as cicatrizes, mas nenhuma cicatriz pode sumir por completo.

Laser: Esse tipo de tratamento “aquece” a camada superficial da pele, a epiderme e parte da derme. O laser passa por toda a cicatriz e remove as camadas mais afetadas.

Microdermoabrasão e Dermoabrasão: A Dermoabrasão é um tratamento indicado para as cicatrizes de acne. Nesse caso, o local é tratado sob um lixamento para a correção da superfície. Já a Microdermoabrasão, é um procedimento indicado para as cicatrizes de acne, traumas ou cirurgias. Consiste em uma esfoliação mecânica progressiva e controlada para atenuar linhas cutâneas superficiais, estimulando a regeneração celular.

Peeling Químico e Peeling de Cristal: O peeling químico consiste na aplicação de uma solução química sobre a pele, que “destrói” a epiderme, removendo e regenerando as camadas da mesma. O peeling de cristal é um método recente e funciona com a pulverização de pequenas partículas de cristais, ao contrário do método de peeling químico, esse tratamento não usa substâncias químicas.

Compressão: Nesse método as cicatrizes mais beneficiadas são as elevadas ou espessas. Na maioria das vezes, o método utilizado nesse tratamento é o silicone, que por sua vez, ajuda a manter a região hidratada. A Supérbia trouxe ao mercado brasileiro as Placas Adesivas Multiáreas, que são produzidas com silicone grau médico. Quer saber mais sobre essa técnica? Clique aqui.

Preenchimento: Nesse tratamento, o ácido mais comum utilizado é hialurônico, para aumentar o volume do local para nivelar a cicatriz. As injeções de colágeno também são utilizadas em alguns casos. 

Microexertos: Esses microexertos são pequenos transplantes de pele (normalmente são utilizadas peles do próprio paciente).

Cirurgia: A cirurgia é realizada quando as cicatrizes são mais largas, profundas e, principalmente, nas mais antigas. Os cirurgiões utilizam várias técnicas para deixar a cicatriz mais suave e menos evidente, porém, esse é um dos tratamentos mais caros.

Tem dúvida sobre esse assunto? Escreva pra nós! Já escrevemos um artigo com 10 mitos e verdades sobre cicatrizes, confira aqui.

Loja Supérbia

  • p1
  • p2
  • p2
  • p2

Fale com a Supérbia

Tem uma dúvida sobre nossos produtos, proposta de parceria ou sugestão? Conta pra gente!

Deixe sua mensagem

Supérbia na rede

Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade.

Supérbia no seu e-mail

Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade.

Atendimento

Segunda a Sexta, das 9h às 18h

  •   (11) 2364-4180
  •   (11) 9 8814-7887
Supérbia Um produto Lénic